Faltou muito pouco para o Bahia ser tetracampeão brasileiro e motivo foi Pelé
Maior clube do Nordeste, o Bahia tem dois títulos do Campeonato Brasileiro em sua enorme galeria de troféus. Porém, a situação poderia ser bem diferente se não fosse um tal de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Um dos grandes times da história do futebol brasileiro, o Bahia da década de 50 e 60 rivalizou pesado com o Santos do Rei. Em 1959, o Esquadrão de Aço conseguiu vencer o Brasileiro, com triunfo sobre o Alvinegro Praiano na grande decisão.
Obviamente, o Santos não deixaria barato. Em 1961, a equipe da Baixada Santista levou a melhor sobre o Tricolor na final da competição. No jogo de ida, na Bahia, 1 a 1. Já na Vila Belmiro, goleada do Peixe, por 5 a 1, com três gols de Pelé.
Três anos depois, as equipes voltaram a se encontrar na decisão. Na fase semifinal, o Bahia eliminou o também histórico Botafogo, que também contava com diversos craques da primeira prateleira do futebol brasileiro.
Mas, novamente, o Tricolor não foi páreo para o Santos. Logo no primeiro jogo, o Alvinegro venceu por 6 a 0, no Pacaembu. Na volta, 2 a 0, com dois gols do Rei. Mesmo com as derrotas, o Bahia conseguiu uma vaga na Libertadores de 1964.