FIFA confirmou! Erro grave poderia deixar o Brasil com apenas quatro Copas do Mundo
O Brasil é o único país que venceu cinco Copas do Mundo. Com isso, a seleção brasileira é a maior vencedora da história do torneio.
Entretanto, esse feito poderia não ter sido alcançado em função de um erro grave de arbitragem na Copa do Mundo de 2002 — último título do Brasil.
Brasil e Copa do Mundo
O episódio aconteceu no duelo entre Brasil e Bélgica pelas oitavas de final do Mundial. Os belgas tiveram um gol anulado no primeiro tempo que deveria ter sido validado, quando o jogo ainda estava zero a zero.
O capitão da Bélgica naquele jogo, Marc Wilmots, declarou que o árbitro Peter Prendergast admitiu o erro após a partida. Marc cabeceou para as redes de Marcos após cruzamento, mas o juiz deu falta do atacante no zagueiro Roque Júnior.
“Mas aí já era tarde. Fiquei satisfeito porque ele foi sincero e lamentou o erro. Assim é o futebol, agora não adianta reclamar. Mas que é chato sair dessa forma é. Em nenhum momento, fizemos insinuação alguma, porque não acredito nisso. Ele [juiz] errou, pois todos nós erramos. Só lamento que tenha sido contra a Bélgica”, disse o ex-jogador.
No segundo tempo, o meia Rivaldo e o atacante Ronaldo marcaram os gols da seleção brasileira, que avançou para as quartas de final com a vitória por dois a zero. Com isso, o Brasil arrancou para vencer o pentacampeonato mundial.
A seleção bateu a Inglaterra por dois a um na fase seguinte e a Turquia na semifinal por um a zero. Na grande decisão, Ronaldo marcou duas vezes contra o Alemanha e deu a 5ª estrela para o Brasil.