Grêmio se cansou de eliminar o Bahia na Copa do Brasil
A temporada de 2023 marcou o reencontro do Bahia com um antigo carrasco. Nas quartas de final da Copa do Brasil, o Esquadrão de Aço acabou sendo eliminado pelo Grêmio, como já havia acontecido nos quatro duelos anteriores com os gaúchos.
Assim como neste ano, três dos quatro encontros anteriores entre as equipes na Copa do Brasil aconteceram na fase de quartas de final, nos anos de 1989, 2012 e 2019. Na temporada de 2005, o duelo foi pela primeira fase da competição.
Na temporada 1989, o Bahia, que era o atual campeão do Brasileirão foi derrotado pelo Grêmio nos dois jogos. Meses depois, a equipe do Rio Grande do Sul venceu a grande decisão contra o Sport e levantou a taça da primeira edição da Copa do Brasil.
Já em 2005, o Esquadrão de Aço ganhou o primeiro jogo por 2 a 1, na Fonte Nova, mas perdeu por 1 a 0 no Estádio Olímpico e foi eliminado pelo critério de gols fora de casa.
Em 2012, o Bahia até saiu na frente, com gol de Júnior, mas Fernando e Naldo decretaram a virada dos gaúchos em Pituaçu. Mesmo com a vantagem, o Grêmio ainda venceu na volta por 2 a 0, com gols de Miralles e Marcelo Moreno.
O penúltimo encontro entre as equipes na Copa do Brasil foi em 2019. O Bahia conseguiu um ótimo empate em 1 a 1, no Sul, mas perdeu na Fonte Nova por 1 a 0, com um verdadeiro golaço do meia-atacante Alisson.
Já neste ano, as equipes empataram os dois jogos por 1 a 1, mas o Grêmio conseguiu a quinta classificação sobre o Bahia na Copa do Brasil, após vencer a disputa de pênaltis, em sua Arena.