Imprensa espanhola ficou babando com Rogério Ceni: ‘O Pelé do Gol’
Atualmente técnico do Bahia, Rogério Ceni é uma lenda do futebol mundial por suas atuações como goleiro com a camisa do São Paulo. Ao longo dos 25 anos de carreira, ele se tornou o goleiro com mais gols na história do futebol.
O agora treinador balançou as redes adversárias 131 vezes, sendo 129 em jogos oficiais. Isso rendeu diversas comparações no esporte, uma delas com o rei Pelé.
Ceni: “O Pelé do Gol”
Em 2015, ano em que completou 25 anos de carreira e pendurou as chuteiras, Rogério Ceni foi chamado pela imprensa espanhol de “Pelé do Gol”. A comparação com o rei do futebol é pelo fato dele ter marcado mais de 100 gols sendo goleiro.
Por estar quase sempre embaixo das traves, Ceni tinha, basicamente, duas opções para marcar gols: falta e pênalti. Dos 129 gols oficiais na carreira, 63 foram em cobranças de falta, de modo que ele tornou-se um especialista na cobrança dentro do futebol brasileiro e conseguiu mais gols que diversos grandes jogadores de linha. Por exemplo, Ceni tem mais gols de falta que Maradona (62) e Ronald Koeman.
No ano de sua aposentadoria, Rogério marcou oito gols em 51 jogos. Ele ajudou o São Paulo a conseguir uma classificação para a Libertadores via campeonato brasileiro. Em seguida, investiu na carreira de treinador, com passagens pelo próprio São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro, Flamengo e, agora, está no Bahia.
Além dos recordes de gols, o ex-goleiro acumula outras marcas que dificilmente outro jogador, seja de linha ou goleiro, irá alcançar na carreira. Ele é o jogador com mais partidas e vitórias por um mesmo clube e o jogador que mais vezes utilizou a braçadeira de capitão.