Matemáticos já descobriram quantos pontos o Bahia precisa para não cair
A pontuação mágica usada pelas equipes como meta para se livrar do rebaixamento, 45 pontos, pode não servir para ajudar o Bahia neste Brasileirão. Restam apenas seis jogos para o fim do campeonato e o Tricolor está colado na zona de rebaixamento.
Desde que o Campeonato Brasileiro mudou o seu formato para pontos corridos em 2003, a pontuação média que salvou as equipes do rebaixamento foi de 43 pontos, então todas as equipes brasileiras tem o número 45 como a meta para se livrar do rebaixamento, que é um número acima da média como segurança.
No Brasileirão de 2022 por exemplo, o último time rebaixado tinha 37 pontos, o Ceará, ou seja com 38 pontos a equipe de cima se salvaria do rebaixamento. Neste ano parece que as coisas vão ser um pouco diferente e os números vão ultrapassar a média.
Em relação ao ano passado, 3 equipes que lutam contra o rebaixamento já possuem 37 pontos restando seis rodadas. Restam 18 pontos a serem disputados e a expectativa é que talvez com 45 pontos alguma equipe ainda seja rebaixada.
UFMG calculou a probabilidade de rebaixamento das pontuações
O site de matemática da UFMG, calculou as chances que as equipes terão de rebaixamento caso terminem o campeonato com determinada posição. Caso uma equipe termine na média do campeonato que salva, 43 pontos, tem 77,89% de chances de ser rebaixado.
Caso termine com o número mágico usado pelos clubes de 45 pontos, a equipe terá 23,07% de chances de ser rebaixado. Com 46 pontos a situação melhora e cai para 6,27%. E apenas com 47 pontos as chances caem para menos de 1%.
O Bahia tem 37 pontos no Campeonato e teria que vencer metade dos jogos para chegar a 46 pontos e ainda sim ter 6,27% de chances de ser rebaixado. O Brasileirão de 2023, está em um nível altíssimo e a briga contra o rebaixamento será até a última rodada.