Ninguém foi avisado antes! Bahia contratou meia cão de guarda para Ceni
O meia Everton Ribeiro foi uma das principais contratações do futebol brasileiro na janela de transferências do início do ano. Após não renovar seu contrato com o Flamengo, o jogador de 35 anos assinou até o fim de 2025 com o Bahia e tornou-se capitão da equipe de Rogério Ceni
Além do papel de liderança, o atleta tem exercido uma função mais recuada com o ex-goleiro e, muitas vezes, ajudado os companheiros no momento defensivo do jogo. Com isso, o veterano com vocação ofensiva está no top 10 de jogadores com mais desarmes no Brasileirão.
Everton Ribeiro “cão de guarda”?
Apesar de bons números na parte ofensiva (quatro gols e quatro assistências na temporada), Everton Ribeiro tem se destacado por seu papel defensivo no time de Rogério Ceni. Ele é o líder do Bahia em desarmes no Brasileirão e o 10º colocado no ranking geral da competição, com oito desarmes.
Durante entrevista após o triunfo sobre o Botafogo no último domingo (5), o meia foi questionado sobre a nova função que está exercendo no Tricolor de Aço. Ele disse que está atuando na mesma posição dos tempos de Flamengo, porém voltando mais para buscar a bola na defesa e levar para o ataque.
“Acredito que é o mesmo posicionamento que jogo desde 2022, com Dorival já jogava assim, como terceiro homem de meio-campo, chegando ao ataque e fazendo essa transição da bola da defesa para o ataque. Me sinto bem, lógico que ainda é um começo de temporada, tenho que ir melhorando com meus companheiros, mas me sinto preparado”, explicou. Confira os dez jogadores com mais desarmes no Brasileirão:
— Otávio (Atlético Mineiro): 11 desarmes
— Saraiva (Atlético Mineiro): 10 desarmes
— Lucas Romero (Cruzeiro): 10 desarmes
— Lucas Barbosa (Juventude): 10 desarmes
— Galdames (Vasco): 9 desarmes
— Hugo (Botafogo): 8 desarmes
— Kaique Rocha (Athletico Paranaense): 8 desarmes
— Marlon (Cruzeiro): 8 desarmes
— Renê (Internacional): 8 desarmes
— Everton Ribeiro (Bahia): 8 desarmes