O dia em que o Bahia passou vergonha contra o Vitória

Apesar de ter uma vantagem histórica nos confrontos diante do maior rival, o Bahia já teve algumas derrotas marcantes para o Vitória. No ano de 2005, o Tricolor acabou sendo superado pelo Rubro-Negro e ficou apenas com o vice do Campeonato Baiano.

Para completar, o rival ainda conseguiu o título estadual pela quarta vez consecutiva, algo que não acontecia desde os anos 80. Com uma campanha de nove triunfos e cinco empates, o Vitória foi campeão de maneira invicta.

Nesta temporada, o Esquadrão de Aço já havia sido superado pelo rival em jogos anteriores, sendo uma delas por 6 a 2. Além disso, a situação ainda foi mais constrangedora pelo fato do Vitória ter sido rebaixado meses antes e também pela eliminação na Copa do Brasil para a modesta equipe do Baraúnas/RN.

Com um empate em 2 a 2 no jogo de ida, realizado na Fonte Nova e o 0 a 0 na volta, o Vitória foi o grande campeão do torneio em questão.

Apesar do título, a temporada da equipe Rubro-Negra também terminou de maneira trágica. Assim como o Bahia, a equipe acabou rebaixada para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Ficha técnica de Bahia x Vitória, no Baiano de 2005

VITÓRIA
Felipe; Carlos Magno, Marcelo Heleno, Claudiomiro e Sandro; Xavier, Vinícius (Itamar), Leandro Domingues e Zé Roberto; Gilmar (Marcelo Ramos) e Alecsandro (Alex Alves)
Técnico: Renê Simões

BAHIA
Márcio; Reginaldo, Leonardo e Allyson (Wellington); Paulinho, Fernando Miguel, Neto (Cícero), Guaru e Badé; Dill e Viola
Técnico: Hélio dos Anjos

Local: Estádio Barradão, em Salvador
Árbitro: Leonardo Gaciba (FIFA)
Auxiliares: Alessandro Matos (FIFA) e Belmiro da Silva
Cartões amarelos: Zé Roberto (V), Neto (B), Reginaldo (V)
Cartão vermelho: Itamar (V)

Melhores momentos da grande decisão