Para acabar com todas as dúvidas, fomos atrás e descobrimos quem mais venceu o Ba-Vi
A partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (31), Bahia e Vitória se enfrentam pela terceira vez na temporada de 2024. Os rivais entram no gramado do Barradão para o confronto de ida da final do campeonato baiano.
O retrospecto neste ano está empatado, com o Tricolor de Aço ganhando o duelo por 2 a 1 pela Copa do Nordeste e o Rubro-Negro levando o da primeira fase do estadual por 3 a 2. E no histórico geral, qual rival leva a melhor no Ba-Vi?
Histórico geral do Ba-Vi
Bahia e Vitória fazem um dos clássicos mais tradicionais e pegados do futebol brasileiro. As equipes polarizam o estado e, neste ano, a rivalidade promete ser ainda mais acirrada, já que o Rubro-Negro retornou à Série A do campeonato brasileiro.
Como um dos clássicos mais antigos do futebol brasileiro e que rivalizam pela dominância do estado, o Ba-Vi já foi realizado 495 vezes e a vantagem é do Esquadrão. O Tricolor de Aço ganhou 193 vezes, enquanto o Rubro-Negro acumula 152, além de 150 empates.
Por consequência, o saldo de gols do confronto é muito favorável ao Bahia. São 673 gols marcados contra 583 sofridos (saldo positivo de 90) — muito em função das goleadas aplicadas ao longo do século passado.
O Vitória terá que “correr muito atrás” para incomodar o Bahia no retrospecto do clássico e pode começar isso nas finais do estadual. A partida de volta está marcada para o dia 7 de abril, na Arena Fonte Nova, e, em caso de igualdade na soma dos placares dos dois jogos, a decisão será nos pênaltis.