Por que o Bahia usa o azul, o vermelho e o branco? Respondemos tudo
O Bahia é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro com mais de 90 anos de história e inúmeras conquistas, incluindo dois campeonatos brasileiros. O Tricolor de Aço possui a maior torcida do Nordeste, lotando a Arena Fonte Nova durante os jogos.
Mas você já se perguntou por que o Esquadrão tem como suas cores oficiais o azul, vermelho e branco? As cores se tornaram uma combinação icônica intrinsecamente ligada à história do clube, criando uma identidade visual única para a instituição.
Cores do Bahia
As cores utilizadas pelo Bahia remetem à fundação do clube, em 1931. As cores azul e branca do Esquadrão fazem referência à bandeira do estado da Bahia, a fim de criar uma conexão com a população e a identidade do seu local de origem.
Já o vermelho também foi escolhido por simbolizar a paixão pelo clube, sentimento esse que representa muito bem a torcida durante os jogos. Portanto, a união entre azul, vermelho e branco simboliza a paixão do clube (e dos torcedores) pelo estado que abrigou sua fundação, de modo que as raízes jamais devem ser esquecidas.
Por falar na Bahia, o Tricolor de Aço tem a chance de conquistar o bicampeonato estadual neste ano. A equipe do técnico Rogério Ceni enfrenta o Vitória nas finais deste ano — o clássico não decide o título baiano desde 2018.
A partida de ida será realizada neste domingo (31), no Barradão, às 16h (horário de Brasília). Já o duelo de volta está marcado para o dia 7 de abril (domingo), na Arena Fonte Nova, também às 16h. Se a igualdade persistir na soma dos placares, o título será definido na disputa de pênaltis.