Primeira Libertadores da América: Bahia foi o único brasileiro
Em 1959, o Bahia foi campeão simplesmente em cima do grandioso Santos do Rei Pelé com sua equipe que era chamada de Esquadrão Imortal.
E esse grandioso feito trouxe frutos para o Bahia e sua imensa torcida. O Tricolor de Aço foi a primeira equipe brasileira a disputar a Libertadores da América.
A Libertadores, maior competição do continente que estava apenas começando e com isso, apenas os campeões nacionais tinham a possibilidade de jogar elas. Como o Bahia foi o campeão nacional antes dela, foi o classificado.
A campanha do Bahia na Libertadores de 1960
Em sistema mata-mata de maneira direta, o Bahia estreou logo de cara contra o campeão argentino, San Lorenzo.
Os planos tricolores não conseguiram avançar muito, na ida, no el Palacio, sofreu um acachapante 3 a 0. No jogo de volta, a partida terminou em 3 a 2 logo para o Bahia, com isso, o sonho continental ficou pelo caminho.
Após avançar pelo Bahia, em três jogos, o San Lorenzo acabou sendo derrotado pelo Peñarol por 2 a 1 no terceiro jogo, logo após dois empates, o confronto foi válido pelas semifinais do torneio.
Na grande final, Olímpia e Peñarol se enfrentaram. No primeiro jogo, uma vitória magra por 1 a 0 dos uruguaios, enquanto na volta, apesar do Olimpia sair na frente, o Peñarol empatou na reta final da partida, conquistando o primeiro título continental da América do Sul.