Confira quantos títulos do tradicional Campeonato Brasileiro que o Esporte Clube Bahia possui em toda a sua história. O time tricolor é um dos mais tradicionais de todo o país e isso pode ser visto com o número de vezes que já chegou ao topo do cenário nacional. Sendo assim, vamos relembrar essas importantes conquistas para a torcida mais apaixonada do Nordeste.
Ao longo de sua vasta história dentro do cenário do país, o Esquadrão de Aço acabou acumulando diversas glórias no cenário estadual, regional e também nacional. Sendo assim, foi a equipe que mais conquistou títulos do Campeonato Brasileiro dentro de todo o futebol nordestino, um dos fatores que lhe dá o título de Maior do Nordeste.
As duas taças foram conquistadas em décadas diferentes e em cenários bem distintos do futebol brasileiro. A primeira delas foi antes de 1960, quando o esporte em questão era dominado por algumas equipes históricas. Enquanto isso, a segunda taça dessas foi arrecadada no final da década de 1980, quando o futebol nordestino também estava em destaque no país.
1959: Bahia no topo do Brasil pela primeira vez
A primeira conquista do Tricolor dentro do Campeonato Brasileiro aconteceu em 1959. Naquele ano, no entanto, a competição ainda era chamada de Taça Brasil, sendo organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que comandava o futebol naquele momento. Aquela edição da competição foi disputada entre 16 campeões estaduais. Os times de São Paulo e Rio de Janeiro, porém, já entravam na fase final.
Vindo das subdivisões por região, o Bahia encarou 14 jogos naquela competição, com nove vitórias, dois empates e três derrotas. Para começar, foram partidas pelo Grupo Nordeste, onde CSA e Ceará foram derrubados pelo Tricolor.Depois disso, a divisão acabou ‘subindo’ para a segunda fase, o Bahia encarou o Sport no Regional.
Posteriormente, o campeão carioca, na época o Vasco da Gama, foi o adversário nas semifinais. Precisando de um terceiro jogo depois de uma vitória para cada lado, o Esquadrão de Aço avançou. Já a grande final foi disputada contra o lendário Santos, que já contava com nomes de peso como Coutinho e Pelé.
Depois de uma vitória para cada lado, a terceira partida resultou em um 3 a 1 histórico que colocou o Bahia no topo do país pela primeira vez. O grande destaque daquela edição foi Léo Briglia, que marcou oito gols ao todo, incluindo na grande final, ajudando na conquista do título do Campeonato Brasileiro.
1988: O bi no Campeonato Brasileiro
Já o Campeonato Brasileiro de 1988 também não tinha esse nome na época. Chamada de Copa Brasil e conhecida popularmente como Copa União, a competição já era organizada pela CBF. Diferente da primeira edição vencida pelo Bahia, no ano em questão o formato acabou incluindo uma fase de grupos antes das eliminatórias. Com 24 times participantes o Bahia disputou 29 partidas, com treze vitórias, onze empates e cinco derrotas.
Em uma competição com dois turnos e dois grupos na primeira etapa, o Tricolor de Aço conseguiu se classificar para a segunfa fase, onde começava o mata-mata. De começo, fez um clássico nordestino contra o Sport, avançando para as semifinais após dois empates. O critério de desempate que deu a classificação ao Bahia foi a pontuação na fase anterior.
Já no caminho para a final, o próximo adversário foi o Fluminense, que foi derrubado após empatar a primeira e ser derrotado na segunda, por 2 a 1. Com isso, o caminho tricolor fez com que a equipe chegasse até a grande final, contra o Internacional, que queria reeditar as glórias conquistadas nos anos 1970.
No entanto, o time gaúcho não teve sorte contra o Bahia. Na primeira partida, na Fonte Nova, 90 mil pessoas assistiram Bobô marcar duas vezes para dar a vantagem ao time nordestino. Com a vitória na ida, o empate sem gols na volta, no Beira-Rio, foi o suficiente para entregar mais uma taça do Campeonato Brasileiro ao Esquadrão. O artilheiro tricolor naquela edição foi Zé Carlos, com nove tentos.