Ranking lançado pela IFFHS colocou 6 brasileiros no topo da América? Confirmado!
O Bahia está montando um elenco competitivo para a temporada de 2024. Com as chegadas de Éverton Ribeiro, Víctor Cuesta, Jean Lucas, Caio Alexandre e Santiago Arias, o torcedor tricolor está começando a sonhar com conquistas maiores no ano e tem certeza que o clube não brigará na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro, assim como foi em 2023.
De acordo com a IFFHS, o Bahia não foi um dos 50 melhores clubes da América na última temporada. A lista conta com clubes filiados à Conmebol e à Concacaf, por isso, encontramos equipes americanas como Los Angeles FC e times mexicanos como o América.
O líder da lista é o Fluminense, atual campeão da Copa Libertadores, é natural que a equipe comandada por Fernando Diniz lidere a lista. A segunda colocação ficou com o Palmeiras, campeão brasileiro e semifinalista da Libertadores, fechando o top 3 está o Fortaleza, o Leão do Pici foi vice-campeão da Copa Sul-Americana. Vale ressaltar que os próximos três integrantes da lista também são brasileiros: Flamengo, São Paulo e Internacional.
Mas e o Bahia?
A ausência do Bahia pode ser explicada pela temporada ruim do clube, mas também é importante ressaltar que o Tricolor de Aço não participou de nenhuma competição internacional, dessa forma, o Esquadrão acabou sendo ‘esnobado’ pelo IFFHS. Vale ressaltar que o Grêmio, por exemplo, fez grande campanha no Campeonato Brasileiro e apareceu apenas em 47º, atrás do Goiás, que ficou em 37º, e foi rebaixado para a segunda divisão.
Além de subir no ranking, a torcida do Bahia espera que o clube seja, acima de tudo, competitivo. Em 2023, o Tricolor foi eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste, caiu nas quartas de final da Copa do Brasil e se livrou do rebaixamento na última rodada. O único título foi o Campeonato Baiano, conquistado com um triunfo de 4 a 1 no placar agregado contra a equipe do Jacuipense.