Realidade mostrou tudo sobre o fracasso do Bahia em 2008

De volta à Série B, depois de duas temporadas de calvário na terceira divisão, o Bahia teve um ano de 2008 bastante conturbado. Sem a Fonte Nova, que estava interditada, o clube passou por dificuldades financeiras e não conseguiu honrar com suas obrigações naquela temporada.

Um dos clubes mais populares do Brasil, o Tricolor conviveu com problemas de atraso na folha de pagamentos e constantes trocas de treinadores em 2008. O melhor momento da equipe naquele ano foi sob o comando de Arthurzinho.

Com o técnico na beira do campo, o Bahia chegou a ficar na sexta colocação da Série B e ainda conseguiu vencer o Corinthians no Pacaembu. Porém, por não ter um bom relacionamento com a diretoria, Arthurzinho acabou demitido.

“Eu me lembro bem do meu último dia no Bahia. Até evitei me despedir dos funcionários do clube, porque o clima de emoção era grande. Gostava de todos no clube, sempre me dei muito bem com todo mundo no Bahia”, disse o técnico, após ser demitido.

“Eu gostava muito do Artuzinho. Ele é o típico técnico boleiro, que fala a linguagem do jogador de futebol e tem muita comunicação com a torcida. Com ele estivemos muito próximos do G-4. O Roberto Cavalo foi uma catástrofe. Para a torcida, a falta de um estádio em Salvador foi prejudicial. Tivemos que nos deslocar para o Jóia da Princesa, que é em Feira de Santana. O Estádio Metropolitano de Pituaçu ficará pronto em 2009. O estádio fica aqui em Salvador, o que será bem melhor para os torcedores”, disse um torcedor em entrevista ao ge.globo.

Com tantos problemas, a temporada do Bahia não tinha como terminar de outra maneira: Fracasso total. A equipe terminou apenas na décima colocação da Série B, com 52 pontos, 11 a menos que o Grêmio Barueri, última equipe que conseguiu o acesso para a elite do futebol brasileiro.

Campanha do Bahia na Série B de 2008

38 jogos

14 triunfos

14 derrotas

10 empates

47 gols pró

65 gols sofridos