Regulamento mudou completamente e clubes serão punidos de forma severa
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adotou uma postura mais rigorosa em relação à violência cometida por torcidas fora dos estádios. No Regulamento Geral de Competições de 2024 (RGC), a entidade decidiu responsabilizar os clubes pelos atos praticados por seus torcedores contra delegações de equipes adversárias ou árbitros.
A decisão da CBF foi motivada pelo ataque sofrido pela delegação do Fortaleza em fevereiro, por parte de membros de uma torcida organizada do Sport, após uma partida pela Copa do Nordeste. O ônibus da equipe cearense foi alvo do atentado, ocorrido a cerca de 8km da Arena de Pernambuco, onde ocorreu o jogo. Seis jogadores do Fortaleza ficaram feridos.
Mudança foi registrada
A mudança foi inserida no artigo 79 do RGC da CBF, que trata da “Responsabilização” e aborda os atos praticados contra delegações de clubes e equipes de arbitragem durante seus deslocamentos para partidas. Essa alteração também foi incluída no artigo 135, que aborda as punições para infrações do RGC, especialmente nos casos de extrema gravidade.
Diversos torcedores, não só dos clubes envolvidos, fizeram críticas a forma como as investigações e punições foram conduzidas. No entendimento geral das torcidas, houve uma demora e indefinição muito grande por conta da CBF e de todos os envolvidos.