Renato Gaúcho assumiu o Bahia antes mesmo do Grêmio
Adversário do Bahia neste final de semana, o técnico Renato Gaúcho já teve uma passagem no Esquadrão de Aço. Anunciado no final de 2009, o treinador foi vice-campeão do Baiano de 2010 e treinou a equipe nas 13 primeiras rodadas da Série B do mesmo ano.
Porém, o comandante deixou o Esquadrão, após receber uma proposta do Grêmio. Como não havia multa rescisória prevista em seu contrato, Renato deu adeus ao clube sem muita burocracia. Neste momento, o Tricolor de Aço ocupava apenas a 6ª posição na tabela.
Quem assumiu o comando da equipe foi Márcio Araújo, que liderou o Bahia na arrancada, que terminou com o acesso para a Série A, depois de longos anos de ausência.
Dias depois da confirmação do acesso, Renato aproveitou para dar os parabéns para o elenco do Esquadrão e afirmou que teve uma pequena participação na conquista.
“Gostaria de parabenizar o Bahia pela ascensão para a Série A. Queria mandar um abraço para todos os jogadores, o Márcio (Araújo, atual técnico) e o time que está voltando. A Primeira Divisão é onde o Bahia deve estar”, afirmou Renato.
“Os méritos são do Márcio, que pegou o Bahia pouco antes da metade do campeonato (Série B). Eu tenho uma participação porque praticamente 99% do grupo fui eu que montei, mas cada um tem seus méritos de acordo com sua proporção. Nós pegamos o Bahia em janeiro, aquele trabalho sim foi doloroso. Ali começamos a construir um novo Bahia. Fizemos com que o clube voltasse a pensar grande, o presidente confiou no nosso trabalho e procuramos melhorar em todas as áreas. Creio que crescemos bastante”, completou.
Enquanto o Bahia garantia o acesso para a Série A, Renato e o Grêmio protagonizavam uma arrancada histórica. Quando o técnico assumiu o comando do Tricolor Gaúcho, a equipe estava na zona de rebaixamento. Ao final do campeonato, o Grêmio terminou na 4ª colocação, se garantindo na Copa Libertadores de 2011.
Números de Renato Gaúcho pelo Bahia
23 jogos
13 vitórias
6 empates
4 derrotas
46 gols marcados
26 gols sofridos