Se Bahia for campeão, Ceni vai encerrar ciclo em Salvador
O Bahia entra em campo neste domingo (7) para o maior Ba-Vi da temporada até o momento. A equipe do técnico Rogério Ceni encara o Vitória, na Arena Fonte Nova, às 16h (horário de Brasília), pelo jogo de volta da final do campeonato baiano.
O Tricolor de Aço precisa reverter o placar de 3 a 2 construído no duelo de ida no Barradão. Se conquistar o título, Ceni encerrará um ciclo que dura toda a decisão de estadual envolvendo o Esquadrão e o Rubro-Negro.
Ceni pode encerrar ciclo se o Bahia for campeão
Ao longo da história do campeonato baiano, Bahia e Vitória se enfrentaram na final com formato ida e volta 17 vezes. Em todas elas, o time que perdeu a partida de ida nunca conseguiu reverter a desvantagem para se sagrar campeão no duelo de volta.
Além disso, nessas 17 decisões, o ganhador do Ba-Vi na ida só perdeu na volta em quatro ocasiões: 1997, 1998, 2010 e 2016). Em 2010, o Bahia perdeu em Pituaçu por 1 a 0 e ganhou no Barradão por 2 a 1, porém o Vitória tinha a vantagem de jogar pelo empate na somatória dos placares.
Na final deste ano, essa regra não existe mais. Se o Tricolor de Aço ganhar por apenas um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Qualquer triunfo do Esquadrão por dois ou mais gols de diferença garante o título no tempo normal e qualquer empate é do Rubro-Negro.
Portanto, Rogério Ceni pode quebrar o tabu se for campeão baiano e conta com o apoio da torcida na Arena Fonte Nova. Vale lembrar que o time principal do Bahia tem 100% de aproveitamento jogando em seus domínios nesta temporada.