Temporada do Bahia começou de mal a pior com vexame no estadual
Depois da decepção em 2006, com a permanência na Série C do Brasileirão, o Bahia tinha esperanças de iniciar a temporada de 2007 em condições melhores. Porém, já na primeira partida deste ano, o Esquadrão teve um verdadeiro choque de realidade.
Na partida de abertura do Campeonato Baiano, o Tricolor acabou sendo derrotado por 2 a 0 pelo Vitória da Conquista, jogando fora de casa. Logo aos 13 minutos, Rafael abriu o placar para os mandantes, em belo chute de fora da área.
Mesmo com a vantagem, Vitória da Conquista continuou em cima e parou nas defesas de Darci, que fazia grande partida na meta do Bahia. Pouco inspirado, o Tricolor mal levou perigo ao gol adversário naquela tarde.
Aos 38 minutos da segunda etapa, o rival se aproveitou do desespero do Bahia, que se lançava ao ataque sem muita organização e ampliou em um belo contra-ataque, concluído por Juleone. Passa a régua. 2 a 0 para os donos da casa e o Tricolor iniciou a temporada com o pé esquerdo.
Apesar da derrota na estreia, o Bahia ainda conseguiu se recuperar e fazer um campeonato digno. O Esquadrão de Aço terminou o torneio na 2ª colocação, atrás apenas do Vitória, que levantou o troféu, depois de terminar a segunda fase invicto.
Bahia terminou bem a temporada de 2007
Meses depois, o Bahia deu fim ao calvário na Série C do Brasileirão e conseguiu o sonhado acesso para a segunda divisão. Sob a batuta de Nonato, que marcou 19 gols no torneio, o Tricolor ficou com o vice cameponato, atrás apenas do Bragantino.