Todos os títulos de Bobô com a camisa do Bahia
Confira todos os títulos que Raimundo Nonato Tavares da Silva, mais conhecido como Bobô, conquistou enquanto defendia a camisa do Esporte Clube Bahia. O Tricolor de Aço tem um passado de grandes glórias e isso não é novidade para ninguém. Com taças importantíssimas sendo conquistadas pela equipe e entrando para a história do futebol brasileiro.
Para conseguir alcançar todos os seus grandes feitos, é óbvio que jogadores de peso também são necessários, tornando a equipe o que é hoje. Alguns desses nomes, no entanto, não chegaram a ser destaques somente quando analisamos o próprio Maior do Nordeste, mas também visualizando todo o contexto geral do futebol brasileiro.
Como é o caso de Bobô, uma peça de suma importância para o cenário nacional da bola, tendo destruído adversários por onde passou. Com sua “elegância sutil”, como citado na música gravada por Maria Bethânia e composta por Caetano Veloso, foi um dos pilares do time que conquistou todo o Brasil, sendo um ídolo para várias gerações de torcedores tricolores.
Como Bobô foi parar no Bahia?
Nascido na cidade de Senhor do Bonfim, na Bahia, Raimundo Nonato Tavares da Silva começou a sua carreira profissional dentro do Catuense, de Catu, mais de 300km distante do seu município natal. Na época, o destaque do jogador foi tanto que não demorou para que se mudasse mais uma vez.
Em 1984, se mudou para a capital do estado, onde moraria por alguns anos, fazendo uma grande história vestindo a camisa do Esquadrão de Aço. Dentro do Tricolor, ficou até 1989, sendo vendido posteriormente ao São Paulo, por um milhão de dólares, valor impressionante para a época.
Depois disso, somou passagens por Flamengo, Fluminense, Corinthians e Internacional, não tendo tanto destaque assim como quando esteve vestindo a camisa do Maior do Nordeste. Além disso, ficou nos times em questão até voltar para a equipe onde mais fez sucesso, nos anos 1990, finalizando a sua carreira dentro do Tricolor de Aço.
Títulos de Bobô com a camisa do Bahia
Em sua careira, acumulou dezenas de taças ao redor dos clubes que passou, envolvendo vários estaduais e também torneios não oficiais, que tinham destaque naquela época. No entanto, em sua carreira, a maior taça foi conquistada enquanto vestia a camisa do Bahia, o que enche os torcedores do time de orgulho.
Ao todo foram quatro Campeonatos Estaduais conquistados, sendo três deles em sequência. Além disso, Bobô ainda esteve presente no time que foi campeão do Campeonato Brasileiro. Confira todas as conquistas do ex-jogador com a camisa tricolor:
- Campeonato Brasileiro: 1988
- Campeonato Baiano: 1984, 1986, 1987, 1988
Campeonato Brasileiro de 1988
Com certeza podemos citar a conquista do Brasileirão de 1988 como a maior conquista da carreira do craque, que teve participação mais do que importante nos gramados. Bobô foi fundamental para a equipe naquele ano, o que rendeu até mesmo uma homenagem na música Reconvexo, composta por Caetano Veloso.
Naquele ano, a competição nacional foi dividida em módulos e turnos. Dois melhores times de cada grupo do turno e mais dois melhores de cada chave no returno conseguiam a vaga para a fase eliminatória.
Na época, o Bahia não conseguiu ficar entre os dois melhores do Grupo B em nenhuma das ocasiões. No entanto, como o Vasco da Gama se classificou nas duas fases, o Tricolor, que tinha o maior total de pontos ganhos entre os não classificados, conseguiu a vaga.
Assim, a equipe comandada por Evaristo de Macedo avançou para as quartas de final. No formato eliminatório, Sport e Bahia foram derrubados até a chegada na grande decisão, contra o Internacional. Dentro da Arena Fonte Nova, Bobô marcou duas vezes, garantindo a vantagem com a vitória por 2 a 1.
Sendo assim, poucos dias depois, o empate sem gols no Beira-Rio foi o suficiente para que o Tricolor de Aço arrecadasse a vitória. Dessa maneira, o jogador em questão ficou eternizado como o grande nome daquela conquista nacional.
O meio-campista esteve presente também na Seleção do Campeonato, sendo o destaque no seu setor. Assim, fica clara a importância de Bobô dentro da história do Bahia, tendo em vista que a sua elegância sutil rendeu ao time um título de grande relevância que é o Campeonato Brasileiro.