Urgente: John Textor pode fazer com que o Brasileirão seja interrompido
A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) levanta a possibilidade de suspensão do Campeonato Brasileiro. Em comunicado, a entidade expressou preocupação com as acusações de John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, sobre suposta manipulação de resultados na competição.
Apesar da declaração, a maioria dos árbitros que compõem o quadro nacional não aderiu à proposta da ANAF. Adicionalmente, a entidade enfrenta conflitos com a gestão de Ednaldo Rodrigues, atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Contexto
A ANAF afirmou que alguns árbitros estão insatisfeitos e planejam protestar nas próximas rodadas do Brasileirão. O presidente Salmo Valentim assinou uma nota oficial expressando essas preocupações. Além disso, a entidade criticou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e Wilson Seneme, presidente da comissão de arbitragem, acusando Ednaldo de não pagar os salários das árbitras femininas e considerando Seneme “inapto para ocupar o cargo sem um projeto adequado”.
A manifestação da ANAF surge um dia após o depoimento de John Textor na CPI da Manipulação de Jogos. Durante sua participação, o dirigente apresentou relatórios da Good Game que, segundo ele, sustentam as alegações de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro.
O chamado por mudança é claro e urgente. Os apaixonados por futebol no Brasil merecem um jogo justo, transparente e emocionante, o que só pode ser garantido por uma arbitragem imparcial e bem gerida. As reformas na CBF e nas estruturas de arbitragem são essenciais e não podem mais ser adiadas.
Por respeito aos profissionais, aos fãs e ao futebol, urge uma reinvenção na forma como gerimos esse aspecto tão vital do jogo. A estabilidade e a integridade do futebol brasileiro estão em nossas mãos, e a hora de agir decididamente é agora.