VEJA: Bahia trouxe ENORME novidade antes mesmo desta manhã
O Esporte Clube Bahia lançou ontem (20), uma camisa em homenagem às religiões de matriz africana, o uniforme leva o nome de ‘Aláfia’, que significa uma expressão de paz e prosperidade. Lançado no dia 20 de novembro, o dia da consciência negra, o Bahia realiza um protesto contra o racismo religioso.
Em nota, o Bahia destaca os números de denúncias de intolerância religiosa, que aumentou em 106% no Brasil, em apenas um ano, o Instituto Renafro (Rede Nacional de Religiões) divulgou um levantamento que mostra 78,4% dos pais e mães de santo já sofreram de violência e 91,7% já foram vítimas de preconceito religioso.
Confira parte da nota oficial do clube:
“Em um mundo diverso, onde as cores se entrelaçam num mosaico de culturas e crenças, erguemos nossa voz contra o racismo religioso. Acreditamos que, em nossa jornada compartilhada, a palavra ‘Aláfia’ se torna um poderoso guia. Aláfia, expressão de paz e prosperidade, transcende fronteiras e nos lembra da essência humana que nos conecta.”
“Neste manifesto, conclamamos a unidade e o respeito pelas diferentes práticas religiosas, reconhecendo que a diversidade de credos é uma riqueza que engrandece a nossa sociedade. Aláfia é a antítese do ódio – uma luz que abre os caminhos para a compreensão e a aceitação mútua”
Bahia lança camisa, mas situação do clube preocupa a torcida
A camisa já está à venda na Loja Esquadrão e está saindo por R$ 164,00 e ganhou elogios de alguns torcedores: “Camisa importante e linda. Pena que o momento do time não ajuda”, disse um membro da torcida. O momento ao que o torcedor se refere é a posição do clube na tabela, o Tricolor de Aço está na zona de rebaixamento, com 38 pontos, dois a menos que Cruzeiro e Vasco.
O Bahia volta a campo no próximo dia 24, quando enfrenta o Corinthians, fora de casa. O Tricolor de Aço não divulgou se o uniforme lançado no último dia 20 será utilizado em jogos oficiais.