Indiscutivelmente, o Bahia é a equipe nordestina com maior sucesso. Sendo a única equipe campeã de dois títulos nacionais detém os maiores números e recordes. Além de ter o maior número de títulos estaduais e regionais, 50 e quatro respectivamente.
Mas, até mesmo o maior time da Bahia, também pode passar por momentos difíceis e os rivais se aproveitam disso. Com isso, o Bahia passou vergonha frente ao Vitoria em momentos na história, principalmente no começo da década passada, quando o rival rubro-negro vivia momento melhor.
Vergonhas em 2013 para o Bahia
Esse ano foi um dos anos mais dificeis para o torcedor do Bahia engolir. Na primeira fase do Campeonato Estadual, o Bahia simplesmente foi humilhado e sofreu uma derrota por 5 a 1, mas a situação não parava por ai, o Tricolor aos trancos e barrancos avançou para a grande final do Baiano.
Na grande final, o primeiro jogo foi alvo de uma das maiores vergonhas da história Tricolor. Um sonoro 7 x 3 em plena Arena Fonte Nova. No jogo de volta um 1 x 1 aconteceu e o título ficou no lado Rubro-Negro da cidade.
O vexame fez o Bahia lembrar que após 64 anos sofreu sete gols do Vitoria em uma partida. A última vez foi em um amistoso em 1948 quando foi massacrado por 7 x 1.
No entanto, o 7 a 3 teve efeito positivo no Tricolor, já que desencadeou em grandes mudanças no time, gerando uma eleição para presidente mais direta e um novo conselho deliberativo. Com isso, o processo ficou marcado como a “Democracia Tricolor”.
Com isso, o Tricolor conseguiu se salvar do rebaixamento, ficando com 48 pontos na disputa do Campeonato Brasileiro.