Você já ouviu falar em Evaristo de Macedo? Pois todo torcedor do Bahia deve muito a este homem
Um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, Evaristo de Macedo também teve uma ótima carreira como treinador. Apesar de ter conquistado diversos títulos, foi no Bahia que ele teve sua maior glória na beira do gramado.
Depois de comandar o Iraque na Copa do Mundo de 1986, no México, Evaristo foi anunciado como o novo treinador do Bahia para a temporada de 88. Esta seria a segunda passagem do profissional no comando do clube. No início da década de 70, ele já havia conquistado três estaduais pelo Esquadrão.
Com uma campanha surpreendente, o Esquadrão de Aço foi o grande campeão do Brasileirão daquele ano.
Sob o comando do ídolo, Bahia terminou a primeira fase com a 4ª melhor campanha geral do torneio. Desta maneira, o Tricolor encarou o Sport nas quartas de final. Com dois empates, o Esquadrão garantiu a classificação para a semifinal.
No primeiro jogo da semi, o Bahia empatou em 0 a 0 com o Fluminense. Já no segundo jogo, a equipe venceu por 2 a 1 carimbou o passaporte para a grande decisão contra o Internacional.
Por conta do calendário, os jogos da final foram disputados apenas no início de 1989. Jogando na Fonte Nova, diante de mais de 90 mil pessoas, o Tricolor de Aço saiu em vantagem, com a vitória de 2 a 1. Os dois gols da equipe foram marcados pelo ídolo Bobô. Leomir descontou para os visitantes.
Apesar da pressão dos 80 mil torcedores do Colorado no Beira-Rio, o Bahia conseguiu segurar a equipe adversária e garantiu o segundo título do Brasileirão para o clube. Além da conquista histórica, o Esquadrão de Aço ainda terminou o torneio como o dono dos dois maiores públicos do campeonato.
Depois do título, Evaristo ainda teve mais quatro passagens no comando do Bahia, mas nenhuma delas com o mesmo sucesso da década de 80. Em 2011, o treinador ainda venceu o Estadual e a Copa do Nordeste pelo clube.
No ano de 2020, Evaristo foi homenageado pelo clube, que inaugurou o novo Centro de Treinamento com seu nome.
Títulos de Evaristo pelo Bahia
Campeonato Baiano: 1970, 1971, 1973, 1988, 1998 e 2001
Campeonato Brasileiro: 1988
Copa do Nordeste: 2001