Você pode não acreditar, mas o Bahia apertou a mão do Vitória e dividiu a taça
O clássico Ba-Vi é um dos maiores do país, a dupla de clubes de Salvador nunca decepcionam e sempre entregam jogos emocionantes. Hoje (18), teremos mais um capítulo dessa rivalidade, e Bahia e Vitória se enfrentam no primeiro Ba-Vi da temporada de 2024. Com as duas equipes na elite do futebol brasileiro, o clássico promete pegar fogo.
Mesmo com a rivalidade entre as duas equipes, as duas torcidas ‘dividem’ o título de campeão baiano de 1999. O Bahia foi campeão do primeiro turno do estadual, já o Vitória saiu com o título de campeão do segundo turno da competição, tudo seria decidido em mais uma final. O primeiro jogo teve o Bahia como vencedor, pelo placar de 2 a 0, mas o segundo jogo nunca ocorreu.
Por decisão da justiça, a segunda partida da final deveria ser disputada na Fonte Nova, porém, o Vitória se recusou a jogar e se apresentou no Barradão, estádio que estava marcada a final originalmente. Com um clube em cada estádio, cada um dos times se declarou campeão baiano de 1999, porém, a Federação Baiana não tomou um lado na discussão entre os rivais.
Taça dividida
A disputa pela taça do estadual foi parar no STJD, porém, o tribunal da CBF não conseguiu julgar o caso. Em 2002, a FBF decidiu que o Campeonato Baiano de 1999 não teria campeão, porém, essa decisão foi revogada em 2006 e ambos os clubes foram considerados campeões baianos de 1999.
O Bahia é considerado o favorito para o Ba-Vi de hoje, com um elenco recheado de jogadores consagrados, como Éverton Ribeiro e Víctor Cuesta, a equipe lidera o estadual. Já o Vitória está na quarta colocação da competição e está demonstrando certa dificuldade em encaixar a equipe no início de temporada, são apenas duas vitórias nos últimos quatro jogos dentro do Campeonato Baiano.