Você sabe quem é Marisa Santiago? Acredite, mas a CBF ‘pegou emprestada’ do Bahia
Recém anunciado como novo técnico da Seleção, Dorival Júnior marcou um novo ciclo com a Amarelinha ao reintegrar uma psicóloga à comissão técnica. Marisa Lúcia Santiago, profissional vinculada ao Bahia, foi oficialmente apresentada nesta segunda-feira (18), em Londres, marcando o retorno dessa função ao quadro de funcionários da CBF após uma ausência de dez anos.
A última vez que a Seleção teve um psicólogo em sua equipe foi durante o comando de Luiz Felipe Scolari, quando Regina Brandão desempenhou essa função. Após a dolorosa derrota por 7 a 1 diante da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo do Brasil, toda a comissão técnica foi demitida. Desde então, a equipe nunca mais contou com ajuda profissional desse tipo.
Nomes como Dunga, Tite, Ramon Menezes e Fernando Diniz não fizeram solicitações para a contratação de um profissional na área. No entanto, o novo diretor de seleções masculinas, Rodrigo Caetano, afirmou em coletiva de imprensa que a decisão de reintegrar essa função foi tomada em conjunto com o presidente Ednaldo Rodrigues.
Marisa Santiago não será uma funcionária fixa da CBF, sendo convocada para cada Data Fifa. Ela destacou os desafios de seu trabalho, especialmente em compreender a mentalidade dos jovens, cada um com sua perspectiva nas redes sociais. A psicologia esportiva, segundo ela, tem como foco tanto o desempenho e resultado quanto a saúde mental, sendo uma questão global à qual ela e sua equipe se dedicarão.
“O maior desafio é entender um pouco a cabeça dos jovens com cada um pensando de um jeito na rede social. A ideia da psicologia do esporte tem duas linhas mestra: uma com desempenho e resultado, performance, e a outra é a parte da saúde mental. É uma questão mundial e estamos aqui para ajudar da melhor maneira.”, afirmou Marisa.
Primeiros compromissos da era Dorival na Seleção
A Seleção Brasileira enfrentará a Inglaterra no sábado, às 16h (horário de Brasília), em um amistoso no histórico estádio de Wembley, em Londres. Em seguida, a delegação viajará para Madri, onde enfrentará a Espanha na terça-feira, no Santiago Bernabéu.
O novo comandante da Seleção convocou 26 atletas para a disputa dos amistosos. Porém, nos últimos dias, diversos cortes foram feitos por conta de lesões entre os jogadores. Os convocados já estão na Inglaterra, onde se prepararam para o primeiro confronto do time.