Você sabia que um treinador inspirado em Guardiola já comandou o Bahia?
Você se lembra da última passagem do técnico Guto Ferreira pelo Bahia? O treinador, que ganhou carinhosamente o apelido de “Gordiola”, teve sua terceira passagem pelo Tricolor de Aço entre 2021 e 2022.
O técnico ganhou o apelido em função do seu trabalho no futebol brasileiro e por conta de seu porte físico. Brincadeiras à parte, a saída de Guto Ferreira do comando do Bahia causou um certo espanto na época.
Guto “Gordiola” Ferreira no Bahia
Após assumir o Esquadrão em novembro de 2021, na reta final do Brasileirão, Guto Ferreira deixou o cargo em junho do ano seguinte. Ele não resistiu a uma derrota, em casa, para o Novorizontino pela 14ª rodada da Série B do campeonato brasileiro.
Na época, os jogadores do elenco foram pegos de surpresa com a demissão do treinador. Mesmo com o então presidente Guilherme Bellintani querendo a permanência de Guto, a maior parte da diretoria pressionou para que ele fosse demitido.
O técnico agradeceu o apoio da torcida e desejou sorte para o clube. Em sua terceira passagem, ele acumulou 47 partidas, com 20 triunfos, dez empates e 17 derrotas (aproveitamento de 49,6%). “Só agradecer ao clube pela oportunidade, ao torcedor pelo carinho, desejar ao clube sorte e vida que segue. Talvez eles achem que eu não estava conseguindo tirar tudo do grupo”, declarou.
Confira a nota oficial divulgada pelo Bahia sobre a demissão de Guto Ferreira:
O Esporte Clube Bahia comunica à Nação Tricolor que Guto Ferreira não é mais técnico do clube. O Esquadrão agradece os serviços prestados e deseja boa sorte na carreira do treinador. Esta foi a terceira passagem de Guto Ferreira no comando do Tricolor.
Ele, desde novembro de 2021, comandou o time em 47 partidas oficiais. Foram 20 triunfos, 10 empates e 17 derrotas. Junto com ele, deixam o time os auxiliares Alexandre Faganello e André Luis, além do preparador físico Valdir Jr.