Você vai se assustar quando perceber que o Bahia já está na Série B
Na zona do rebaixamento e há menos de um mês para o término do Brasileirão, o Bahia pode ser rebaixado, mais uma vez, para a Série B. Apenas quatro partidas separam o Tricolor do fim da temporada, e a situação, pelos números trazidos, é assustadora, ao ponto de prever o descenso do Tricolor.
Para entender, precisamos voltar ao ano de 2020. Passadas as 34 rodadas daquele edição, o Bahia havia somado 36 pontos, tendo vencido 10 partidas. Na ocasião, era também o 17º colocado na tabela de classificação, estando há um ponto de distância para o Vasco, dois de Fortaleza e Sport.
Mas em seus últimos quatro compromissos, venceu duas e empatou outras duas, se livrando do rebaixamento com 44 pontos somados e na 14ª posição. A situação, porém, foi diferente na temporada seguinte, quando os jogadores tricolores não conseguiram evitar a despromoção à Série B.
O Bahia conseguiu o retorno e aqui estamos, na 34ª rodada. Com 38 pontos, mas há três de Cruzeiro e Vasco, seriam necessários mais dois triunfos, no mínimo, para sonhar com a permanência. Algo que não aconteceu em 2021. Naquele ano, eram 40 pontos somados, dois a mais que atualmente. Mesmo assim, o Tricolor não foi capaz de evitar o pior: foram três derrotas e uma vitória, liquidando o futuro na Série B.
Esperança é a última que morre
Para não jogar a segunda divisão no ano que vem, é preciso, ao menos, somar pontos diante do Corinthians. Depois disso, os comandados por Rogério Ceni terão a obrigação de vencer o São Paulo em casa, e o América-MG, em Belo Horizonte, para chegar na última rodada, diante do Atlético-MG, com chances ainda de conquistar o tão sonhado objetivo de permanecer na Série A.